sexta-feira, 3 de abril de 2009

Indomável

(Camille Claudel, 1864-1943, modelo, assistente e amante de Auguste Rodin, fotogafia de 1877)

Qual é a maior virtude do homem? Aprender com a mulher. Qual é a maior virtude da mulher? Ensinar o homem. Personagem masculino preferido? Ricardo III. Personagem feminina? Lady Macbeth. Se não fosse você, o que gostaria de ser? Um cavalo de fiacre.

(Anotações em uma folha de papel feitas pela jovem Camille Claudel, peça integrante da exposição da escultora no Museu Rodin, em Paris, divulgado no site de O Estado de S. Paulo Digital em 06.jun.08)

("Sakuntala" de Camille Claudel, 1888, Musée Bertrand, Châteauroux. Escultura inspirada no conto hindu Kalidassa, no qual uma mulher grávida procura o marido, que não a reconhece por ter ela perdido a insígnia que a nominava sua rainha, tomando-a por impostora. Sakuntala se retira em desespero e uma chama em forma de mulher a levanta e ambas desaparecem. A obra que representa a entrega amorosa apaixonada é a versão de Claudel para "O Beijo", de Rodin; que, posteriormente, realizou "O Eterno Ídolo" que também dialogava com "Sakuntala", numa atitude contida e idealizadora da mulher, revelando o intenso intercâmbio criativo entre os dois.)

Um comentário:

Anônimo disse...

Era ela que fazia tudo pro Gugu...dizem que até "O Pensador"!!!

bj