sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O Sol da Meia-Noite

( Port Lockroy, península antártica. Montanha iluminada pelo sol da meia-noite.)

O dia amanheceu...
Que bom, meu querido, que bom... Estamos acordados.
É assim que costuma ser mesmo... pelo menos por aqui em nossa terra.
O dia passa sem pressa e sua luz nos revela todas as coisas em suas justas medidas.
Teremos muito a fazer neste dia.
O dever nos chama e devemos estar com as idéias no lugar.
Muitas idéias na cabeça. Cada uma em seu lugar.
A ordem é a ordem do dia.
Sem ela o que seria de nós?
O caos...
E caos é tudo o que não queremos aqui em nossa terra...
Ainda temos muito a fazer...
Ao cair da tarde, o sol bonito lentamente se esconde atrás daquela montanha.
Contemplo o espetáculo, sozinha, com a alegria daqueles que sabem que amanhã o sol bonito estará de volta...
Se deve ir agora é porque precisa descansar tanto quanto eu...
Mas eu não vou embora. Vou ficar aqui.
Já não posso fazer muita coisa hoje e já não me importo...
Mentira. Me importo sim, mas me conformo...
Amanhã é um novo dia.
Agora é outra coisa.
A noite chega, a luz é outra, e o olhar agora nos revela todas as coisas em suas largas medidas.
Suas desmedidas. Sem medidas.
Não temos nada a fazer nesta noite. Apenas ser.
Convido-o para dançar e tudo o que precisamos é música.
Mas se não há música, ainda podemos dançar sem ela.
Ou jogamos biriba.
Ou dormimos juntinhos.
Ou qualquer outra coisa.
À noite vivemos fora da ordem.
Fora da norma. Fora do certo. Fora do centro.
Fora do centro da ordem. Justo no meio de nós.
É o caos.
Então o caos é a ordem da noite?
É a desordem do homem? Ou sua própria ordem?
Silêncio. Não respondo.
Se me pergunto é porque o dia já chegou novamente.
Que bom, meu querido, que bom... Estamos acordados.
É assim que costuma ser mesmo... pelo menos aqui em nossa terra.
Ouvi falar de um lugar onde o dia não termina nunca...
O sol não se põe e, apesar disso, disseram que é bem frio por lá...
Vai entender...
Como deve fazer falta uma boa noite de sono...
A propósito... sabe que dia é hoje?
Hoje é dia 12. Dia de cineminha.
Meirelles me espera com o seu olho azul.
Eu e meu olho azul profundo.
Nos vemos lá.

Nenhum comentário: