quarta-feira, 3 de setembro de 2008

As Time Goes By...

Meu pai me levou às lágrimas com esse e-mail no qual relata como foi para ele a última sessão do Cine Paissandu, neste final de semana. Divido com vocês esse lamento...

"Amigos,
.
É com tristeza que assistimos o fechamento do CINE PAISSANDU. A sala da Cinemateca do MAM e o PAISSANDU são referências de todos os cinéfilos dessa cidade. Por favor, se alguém tiver conhecimento que possa ajudar, usem para SALVAR O PAISSANDU. Foi tudo muito rápido e soube através de msg da Mirella. No sábado não consegui nada: TUDO LOTADO. No domingo acordei cedo pra comprar ingressos e assisti duas sessões com o jogo do Maracanã entre elas - e fomos garfados... o Framboesa voltava de impedimento na hora do lançamento.
.
A projeção de Casablanca estava péssima e ninguém se importou. O projecionista trocou os rolos e a platéia protestou. Resultado: ele colocou o rolo fora de ordem, mas Ingrid Bergman entrou soberana no Rick's Bar e Sam tocou pela última vez As Time Goes By. O silêncio era comovente, emocionante. Ao final da projeção os aplausos ecoaram na sala. Senhores(as), jovens, adolescentes - a quase totalidade da platéia nem era nascida quando o filme foi realizado -sucumbiram à força de Casablanca.
.
O ingresso guardarei para sempre... Afinal, o Paissandu faz parte da minha história. Coincidência: o fotografo do JB registrou o amigo que vos fala na última imagem da última sessão. Abs".

6 comentários:

Renata disse...

Achei o "Tio Wally" na foto!rsrsrs
Muito bom!
Bj

Isabela Dantas disse...

Lindo isso, não?!
Essa despedida dele me arrasou...
Se pudesse, compraria o Cine Paissandu e daria de presente para ele!
Muitos beijos, amiga!

OBS.: Estava com saudades de você!

Renata disse...

A gente sempre fica com vontade de fazer por eles, pelo menos um milésimo do que eles fizeram e fazem por nós... Bj

Anônimo disse...

Valeu Bela. O CINE PALÁCIO, no Passeio, junto da Cinelândia, foi tombado pela importância de sua arquitetura. Tenho esperança que o CINE PAISSANDU seja tombado por sua importância cultural.

Juliana Pestana disse...

Ai, não sabia... que dó que me deu agora. Fui tantas vezes lá... e com pessoas tão especiais.

pôxa vida! :-(

Isabela Dantas disse...

ANÔNIMO/PAI:
Vamos fazer torcida, oração, passeata, e-mail, texto em blog, o que mais estiver ao nosso alcance para impedir este fechamento... Vamos fazer a nossa parte. Seja ela pequenininha, grandona, o que for... Mas se ainda assim não der, vou levar para sempre a lembrança da sua Ingrid Bergman soberana, que, por si só, já me valeu muito!
Um beijão, pai!

JUJU LINDA:
Pois é... o negócio agora é esperar. Não tem jeito... Ninguém sabe ao certo o que será do Cine Paissandu... Vamos torcer (rezar, protestar, qualquer coisa!)...
Beijos e mais beijos.