domingo, 24 de agosto de 2008

O Iluminado é ele!

Assisti ontem um filme lindíssimo, "Vermelho Como o Céu" (Rosso Come Il Cielo), que conta a história real de Mirco Mencacci, que aos dez anos, já apaixonado por cinema, sofre um acidente ao brincar com o rifle do pai e perde a visão. Em razão de sua deficiência visual é impedido de se matricular em uma escola pública regular - já que no início da década de 70 as leis italianas tratavam os deficientes visuais como inválidos e privava-os de certos direitos - e é enviado a um instituto exclusivo para cegos.

Nesta instituição "especial" Mirco conhece o preconceito através dos olhos também cegos do diretor da escola, que por ter se aprisionado a esta condição, passava a impor limites maiores aos da própria deficiência às crianças.

É uma história de transgressão e superação. Mirco encontra um velho gravador de som e com ele descobre uma nova forma de fazer cinema. Cinema para os ouvidos. Para o coração. Para a alma. Mirco aprende a viver e nos ensina que a liberdade e a imaginação podem servir como um bálsamo para nossas dores, e nos levar para bem longe delas.

Numa das passagens do filme, Mirco e seus amigos - também cegos - gravam o trecho de uma fábula criada por eles, na qual uma princesa é aprisionada em uma torre guardada por um terrível dragão, e seus quinze irmãos - banidos do próprio reino pelo Pai-Rei - tentavam tirá-la de lá a qualquer custo. Diz um deles: "Jamais conseguiremos entrar. O dragão é muito furioso e assustador com aqueles olhos incandescentes". E então o outro responde: "Tenho uma idéia! Conhecemos este castelo de olhos fechados! Vamos vendar os olhos para não temermos mais o dragão, e assim poderemos vencê-lo e salvar a princesa".

[Lindo, lindo...]

E de olhos vendados Mirco venceu o dragão do preconceito, da estupidez, da ignorância, salvou sua preciosa liberdade, deu asas à sua imaginação e voou para muito longe dali. Ouvi dizer que é hoje um dos mais importantes produtores do cinema italiano.

Como ele fez isso? Só vendo o filme para saber!

[Mas eu já contei o final do filme? Contei não... Contei?! Ahhh... Vocês sabem que eu sempre faço isso! Ainda assim o filme vale cada minuto, cada imagem, cada barulhinho. Vale conferir!]

Vermelho como o Céu (Rosso come il Cielo). 2006. Itália. Direção: Cristiano Bortone. Elenco: Luca Capriotti, Paolo Sassaneli, Francesca Maturanza. Gênero: Drama. Duração: 96 minutos. Baseado na história real de Mirco Mencacci.

Nenhum comentário: