segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Apesar de.

Há mais ou menos uma semana, enquanto lia o blog do psicanalista curitibano Leonardo Ferrari - o que faço diariamente e recomendo a todos que desejam ver um pouco mais, pensar um pouco mais, sentir um pouco mais, viver um pouco mais... - fui absolutamente tomada pela idéia contida no trecho por ele transcrito do livro de Tom Perrot intitulado "Criancinhas", no qual quatro personagens discutiam as possíveis motivações de Madame Bovary - personagem da obra clássica de Flaubert - que reiteradamente traía seu marido, tido por todos como um bom homem, um bom marido, uma boa opção, uma boa possibilidade de parceria.

A todos parecia ele uma boa escolha. Enquanto a ela - ao contrário - parecia apenas o símbolo daquilo que não pôde escolher, do que lhe foi imposto: do que impedia seu movimento, refugiava sua infelicidade.

Reflete, então, uma das personagens de Perrot que a grande questão do drama seria, na verdade, não a traição em si, mas sim a revelação do "anseio por uma alternativa. A recusa em aceitar a infelicidade".

[Lindo isso]

Sim, ela se recusa a aceitar a infelicidade. Ela se rebela. Ela escolhe escolher. E age. E em sua marcha, antes de garantir fidelidade ao outro, decide ser fiel a si mesma.

E não foge. Ela enfrenta o medo que lhe fez ficar até então, e parte em busca daquela que pensa ser a melhor chance de alcançar a felicidade. E o faz da única forma que sabe fazer, da única forma que consegue fazer, da única forma que pode fazer naquele momento.

E sofre.

Ela não se conforma. Não se conforma. Ninguém se conforma. E desde então nos colocamos a procurar uma resposta para esse impulso tão bravo quanto delinqüente. Tão nobre quanto condenável. Tão inspirador quanto execrável. Hesitamos, na verdade, por aquilo que é tão dela quanto nosso: tudo o que é feio, inadequado, imperfeito. Tão ilustrativo quanto desconcertante. Tão humano. Tão humano...

E arrisca a personagem da história - que conta a história daquela outra história - a concluir que talvez ela não tenha sido feliz em sua busca porque cometeu "adultério com perdedores": por não ter encontrado "um parceiro digno de sua paixão heróica".

O difícil nessa história é saber quem perde e quem ganha quando todos, na verdade, apenas sofrem. E se perdem, perdem apenas a oportunidade. Oportunidade perdida não se ter coragem de enfrentar seus próprios demônios, desafiar seus próprios limites, desbravar seu próprio caminho. Oportunidade perdida por aquele tão inconformado com sua infelicidade quanto disposto a escolher viver uma vida por ele escolhida. Como ela fez.

Ela partiu rumo ao seu sonho.
E "apesar de" escolheu lutar.
"Apesar de" escolheu sentir.
"Apesar de" escolheu amar.
Só não encontrou um parceiro digno de sua paixão heróica.
Ainda não.

11 comentários:

Anônimo disse...

" Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor da sua história, renovam as forças do ansioso, animam os deprimidos, transformam os inseguros em seres humanos de raro valor. Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades." (Augusto Cury, psiquiatra e cientista)

Isabela Dantas disse...

ANÔNIMO:
"Para sonhar, basta ser um viajante no mundo das ideias e percorrer as avenidas do seu ser.
Quem não faz essa viagem, ainda que percorra os continentes, ficará paralisado na arte de pensar. O mundo dos sonhos pertenceu sempre aos viajantes".
(Augusto Cury)

Obrigada pela sua mensagem!
Um abraço.

Anônimo disse...

bela,

olhe que bonito, verdadeiro e como vale a pena uma reflexão:

" A complexidade da mente humana nos faz transformar uma borboleta num dinossauro, uma decepção num desastre emocional, um ambiente fechado num cubículo sem ar, um sintoma físico num prenúncio de morte, um fracasso num objeto de vergonha". (A. Cury)

bjs. dani.

Renata disse...

Não tô dizendo...rs
Desperdício...

Isabela Dantas disse...

ANÔNIMO:
Esse sim é o Dani...
Entrou aqui disfarçado antes e eu nem te reconheci! (Risos)
Acredito que a nossa vida é uma realidade mental, única e exclusiva. Tudo à nossa volta poderá ser bom ou ruim dependendo apenas do nosso olhar.
É sempre bom termos isso em mente...
Bjs.

RENATA:
Assim? Na "chincha"??
Ahahahahahaha....
Beijos, amore.

Anônimo disse...

....E não é que me identifiquei com uma passagem que li "no meu arquivo confidencial": Certo dia uma criança chegou diante de um pensador e perguntou-lhe: Que tamanho tem o Universo? O Pensador olhou para o infinito e assim respondeu: O Universo tem o tamanho do seu mundo! Criança: E que tamanho tem o meu mundo? E a resposta: Tem o tamanho dos seus sonhos!!

obs: não é de arrepiar?!
ass: dani (criança)

Juliana Pestana disse...

... eu tinha que vir aqui hj so pra ler isso.
So pra dar ao meu coracaozinho uma pilula de libertacao e conforto para todas as minhas loucas buscas. E pra nunca, nunca me arrepender de ter tentado tudo, sempre...

Linda!

Isabela Dantas disse...

ANÔNIMO/DANI:
Os sonhos não são exclusividade das crianças, Dani...
Sonhar é para quem quer ser feliz!
Pense nisso.
Beijos!

JUJU LINDA:
Que felicidade, Ju.
Que felicidade...
Como é maravilhoso saber que o que sinto e escrevo serviu como uma "pílula de libertação" para o seu bravo coraçãozinho...
Chorei ao ler seu comentário e quero que saiba que, para mim, não há nada melhor nessa vida do que essa troca de amor sincero entre as pessoas!
Um milhão de beijos dessa amiga TORTA de saudades de você!

Anônimo disse...

...essa eu tirei dos meus arquivos...
.... e vale pra todos....

...." meu canto é um canto de fé,
.....vem dos ancestrais, eu canto às marés...cantando eu não sofro mais....embalo meus sonhos...pra um mundo de paz."

leobelferrari disse...

Querida Isabela, obrigado pela citação do blog. Esse livro me tomou pela mão e, depois com o filme, não me sai mais da cabeça e do coração. Um grande abraço, Leonardo Ferrari.

Isabela Dantas disse...

FERRARI:
Nossa! Então somos dois a agradecer! Afinal, sou diariamente presenteada com seus textos tão precisos, tão belos, tão tocantes, que, igualmente, me tomam pela mão e me conduzem a tantas respostas...
Obrigada. Muito obrigada pelo carinho!
Um grande beijo,
Isabela